14.05.2013 | 3ª Conferência Municipal das Cidades acontece nesta sexta-feira em Laguna Carapã

Evento será realizado no Centro Social de Múltiplo Uso “Olinto Cassol”.

A Prefeitura Municipal de Laguna Carapã realiza, nesta sexta-feira (17), a 3ª Conferência Municipal das Cidades. O evento acontece no Centro Social de Múltiplo Uso “Olinto Cassol”, a partir das 13 horas.

A Conferência das Cidades é um espaço amplo de debate em que o governo e sociedade civil analisam, definem e deliberam para combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.

Segundo o prefeito Itamar Bilibio a Conferência Municipal é um momento de união de forças: “o processo da Conferência Municipal apresenta-se como momento de juntar esforços em favor da elevação da qualidade de vida urbana dos lagunenses. Toda a sociedade está convidada a participar deste processo cívico de grande importância para o futuro sustentável do município”.

Segundo a Coordenadora da 3ª Conferência Municipal Neyde Ramires Veron, o objetivo do evento é de pensar propostas de políticas públicas e arranjos institucionais capazes de assegurar crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental no espaço urbano.

Realizadas nas instâncias municipal, estadual e nacional e tomando como referência o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, previamente definido pelo Conselho Nacional das Cidades, os encontros locais terão como objetivo aprovar as proposições do Município para a Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 11 a 13 de agosto, em Campo Grande, quando serão eleitos 45 delegados para representar o estado na etapa nacional.

Programada para ser realizada em Brasília, de 20 a 24 de novembro, a Conferência Nacional receberá 1.689 delegados de todo o país que, apoiados nas contribuições produzidas nos municípios e estados, irão aprovar as proposições para a política urbana e encaminhá-las para implementação por parte do Ministério das Cidades.