17.04.2015 | Laguna Carapã prepara 18ª Festa do Pé de Soja Solteiro

Por Simone Burin

Laguna Carapã, município com cerca de sete mil habitantes, que tem sua economia pautada na produção de grãos e na pecuária leiteira, já está preparando a tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, que este ano está em sua 18ª edição e faz parte dos festejos em comemoração ao 23º aniversário de emancipação politico-administrativa do município.

O prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, explicou que toda a sua equipe de colaboradores está trabalhando nos últimos detalhes dos preparativos para as festividades que se iniciam no dia 23 e vão até o dia 26 de abril. Segundo o prefeito a festa é importante para movimentar a economia da cidade e para oportunizar ao produtor, contato com novidades que colaborem com o desenvolvimento no campo. "O Pé de Soja Solteiro já é um evento tradicional que faz parte do calendário do Estado atraindo assim um grande público ao município, o que aquece a economia local, além de trazer produtos e serviços ao produtor rural, oportunizando conhecer as novas tecnologias para melhorar a produção”, salientou Itamar.

O evento será realizado no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico e conta em sua programação com o 6º Ranking da Produtividade da Soja, o 14º Concurso do Balde de Ouro, o 18º Concurso do Pé de soja Solteiro, julgamento de raças, a Feira de Produtos e Serviços, além dos shows artísticos que atraem multidões.

A abertura oficial da tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro será no dia 24 de abril (sexta-feira), às 21h, no Parque de Exposições de Laguna Carapã, que fica na rodovia MS 379 – km 02 – saída para Ponta Porã. As atrações musicais ficam por conta das duplas Delley & Dorivan, Leandro Henrique & Gabriel, Cacio & Marcos e, em seguida, baile com o grupo GPS. No sábado, shows com Bruno & Barretto, Matogrosso & Mathias e o grupo Eco do Pantanal. Já no domingo, último dia da festa, as 08h da manhã tem início as inscrições para o Concurso que vão até ao meio-dia. A tarde haverá atrações artísticas com show de Elias & Rangel e Douglas Davi, bingo valendo um carro zero quilômetro e a premiação para o produtor que apresentar o pé de soja com maior quantidade de vagens com grãos, cuja avaliação será feita em duas categorias: municipal e nacional. À noite, anima o baile o Trio Voz Nativa Viola.

Ranking e Balde de Ouro

Paralelo ao Concurso do Pé de Soja Solteiro acontece também a 14ª edição do Concurso Balde de Ouro e o 6º Ranking de Produtividade da Soja, safra 2014/2015, mobilizando os setores agropecuários do município. O Ranking de Produtividade será realizado no dia 23 de abril no salão paroquial da Igreja Cristo Rei, às 19h, onde será oferecido um jantar aos participantes e atrações artísticas.

De acordo com a Secretária de Agricultura, Neyde Ramires Veron, este ano são 33 participantes do Ranking, que procuraram a secretaria de agricultura para efetuar sua inscrição e indicar uma área de 1(um) a 3(três) hectares. Durante a colheita os técnicos da secretaria de agricultura foram até o local onde acompanharam a colheita da área indicada e fizeram a pesagem para obter a média de produção. “Os cinco maiores produtores serão revelados na cerimônia de premiação do Ranking da Produtividade, que acontece no dia 23 de abril (quinta-feira)”, explicou a secretária, que acrescentou ainda que a realização do ranking só é possível graças ao apoio das empresas parceiras “todo o trabalho do Ranking só pode ser realizado graças à parceria das empresas do município, as quais, agradecemos o apoio: Oeste Verde, Ciarama, Lar, Coamo, Bio Rural, Ellite, Solo Forte e Agraer”, agradeceu Neyde, que destacou ainda a parceria oficial da Syngenta e da Fundems na realização do evento.

Já o Concurso Balde de Ouro é promovido pela prefeitura e organizado pela Associação dos Produtores de Leite, onde os maiores produtores de leite do município apresentam seus animais durante a festa, buscando o prêmio de maior produtor de leite do município.  As raças que disputam o Concurso Balde de Ouro são: Jersey, Jersey-Holanda, Girolando e Holandesas. Também oferece premiações nas mais diversas categorias de raça leiteira e exposição de animais, agregando valor ao empreendimento pecuário do município.

Dia 23/04 (quinta-feira):

19h – 6º Ranking da Produtividade da Soja safra 2014/2015 – Salão Paroquial Cristo Rei.

Dia 24/04 (sexta-feira):

18h – Primeira Ordenha 14º Concurso Balde de Ouro

19h – Show Delley e Dorivan

21h – Abertura Oficial – Parque de Exposições

22h – Show com Leandro Henrique e Gabriel

00h – Show Cacio e Marcos

02h – Baile com GPS

Dia 25/04 (sábado):

6h – 2ª Ordenha do 14º Concurso Balde de Ouro

14h – Julgamento de Raças Gado Leiteiro

14:30h – Baile da 3ª idade

18h – 3ª Ordenha do 14º Concurso Balde de Ouro