27.05.2015 | Laguna Carapã realiza seminário para elaborar Plano Municipal de Educação

O município de Laguna Carapã, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última quinta-feira (21), seminário para adequação do Plano Municipal de Educação. O evento aconteceu no Centro Social de Múltiplo Uso Olinto Cassol e contou com a participação dos trabalhadores na área da educação do município, além de representantes de diversos segmentos e a população em geral.

O seminário tem como objetivo estabelecer metas, divididas em seis temas, tendo como base o Plano Nacional de Educação – PNE. A Coordenadora Geral do PME em Laguna Carapã, professora Vanesa Bósio Costa Beber, destaca que os temas discutidos são: Garantia do direito à educação básica com qualidade; Qualidade da educação e superação das desigualdades; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Superior; Formação e valorização dos profissionais da educação; e Gestão democrática e financiamento da educação.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Adelaide Perrupato, a finalidade do seminário é discutir o texto-base e aprovar as propostas de metas e estratégias que construirão o PME, que deve estar alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE). “Esse Plano de Educação necessita de total atenção, pois ele se tornará lei. A partir desse seminário, um documento base regerá a Educação no Município pelos próximos 10 anos”, explicou a secretária, que destacou ainda a importância da participação de toda a população na construção do documento.

Após a discussão e aprovação das metas e estratégias pela população, o texto final produzido através do seminário irá passar pelo Poder Executivo e virar projeto de lei, o próximo passo é encaminhar o projeto de lei para a Câmara Municipal, onde os vereadores analisarão para a aprovação da Lei.

Para o prefeito Itamar Bilibio, o bom planejamento é fundamental para que Laguna Carapã continue oferecendo uma educação de qualidade, “Nossa gestão tem na educação uma de suas prioridades, esse seminário é uma prova do nosso compromisso de oferecer um ensino de qualidade aos cidadãos lagunenses”, salientou o prefeito, que também agradeceu a disposição de todos os envolvidos na elaboração do Plano, “nosso objetivo com a elaboração do PME é responder às necessidades educacionais do município”, finalizou Itamar.