27.05.2015 | Laguna faz campanha contra abuso e exploração sexual de crianças

O Município de Laguna Carapã, através do CMDCA (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente), em parceria com  a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS, e o Conselho Tutelar, realizou na manhã do dia(20/05) uma caminhada para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A caminhada saiu da Escola Municipal Professora Judith dos Reis Espíndola e contou com a participação dos alunos e professores da escola e a escolta da Polícia Militar, o trajeto passou pelas principais ruas da cidade até o encerramento em frente ao Paço Municipal, onde os membros do CMDCA, Conselho Tutelar e CREAS fizeram blitz com adesivagem dos carros.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Vera Bilibio, o objetivo das ações é envolver e sensibilizar toda a sociedade por meio da prevenção e conscientização, sobre a relevância do tema. “Na maioria dos casos as vítimas são ameaçadas ou coagidas pelos infratores e deixam de denunciar. Por isso, há a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de se manter atento”, destaca.

Para a presidente do CMDCA de Laguna Carapã. Alisie Marques é importante ensinar as crianças a denunciar qualquer tipo de violação de direitos, em especial o abuso e a exploração sexual. “A participação da população também é muito relevante. Qualquer pessoa pode denunciar casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes por meio do Disque 100, cuja ligação é gratuita, ou formalizar a denúncia no Conselho Tutelar”, enfatizou a presidente.

O prefeito Itamar Bilibio destacou a ação e salientou que cada cidadão tem seu grau de responsabilidade em relação a manutenção dos direitos da crianças e adolescentes. “Todos somos, de certa forma, responsáveis pelo bem estar de nossas crianças e adolescentes, a população precisa mostrar que não é conivente em relação a violência sexual contra crianças e adolescentes e denunciar”, finalizou.

Campanha Declare seu amor

Contribuintes pessoa física e jurídica podem destinar parte do valor a pagar do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Laguna Carapã. A campanha “Declare seu amor” visa arrecadar doações de 3% a 6% de pessoa física e 1% de pessoa jurídica, que são destinadas a projetos que atendem crianças e adolescentes do município.

Somente quem faz Declaração Completa poderá deduzir do seu IR o valor doado. O valor das doações não deve ultrapassar o limite de 6% do IR devido, para Pessoa Física, e o limite de 1%, para Pessoa Jurídica. Somente são dedutíveis as doações efetuadas dentro do ano calendário a que se refere à Declaração de Ajuste Anual, ou seja, até o dia 30 de dezembro do ano corrente.

Os valores devem ser depositados na conta corrente do Fundo, e o contribuinte deve obter o recibo da doação junto ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O CMDCA promove diversas ações voltadas às crianças e adolescentes do Município: Campanhas contra a venda e o Consumo de Álcool por crianças e adolescentes; Campanha Preventiva contra a Violência e Exploração Sexual Infantil; Palestras nas escolas Estadual e Municipal; Passeatas e Blitz educativas; doação de Ovos de Páscoa; Brinquedos do Dia das Crianças; Ações em parceria com o Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Polícia Civil e Polícia Militar, entre outras ações destinadas às Crianças e Adolescentes do Município.