02.06.2015 | Laguna encerra Movimento Maio Amarelo

Por Simone Burin

O Município de Laguna Carapã, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), encerrou na sexta-feira (29) as atividades relativas ao Movimento Maio Amarelo, realizado em todo o país. Ao longo de toda a semana foram desenvolvidas diversas atividades de conscientização sobre o Trânsito.

Segundo o Diretor do DEMUTRAN, Élcio Brandão, o foco principal das ações foi a Educação no Trânsito com atividades voltadas às crianças e adolescentes das escolas municipais e escola estadual, “as crianças são nossos multiplicadores, o que aprendem na escola transmitem aos pais e ainda essas crianças serão nossos futuros condutores, por isso a importância da conscientização ainda nessa fase”, salientou Élcio.

Como parte das atividades do Movimento Maio Amarelo em Laguna Carapã o Corpo de Bombeiros de Caarapó realizou diversas palestras nas escolas, onde fez demonstrações de socorro à vítima de acidente de trânsito. Ainda foram realizados: passeio de trenzinho, passeio ciclístico, blitz educativa e panfletagem.

“Quero agradecer o prefeito Itamar Bilibio, o Corpo de Bombeiros de Caarapó, a Polícia Militar de Laguna Carapã, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde pela parceria no movimento Maio Amarelo”, agradeceu Élcio.

Para o prefeito Itamar Bilibio essas ações educativas são fundamentais, pois levam informação à toda a população, “temos que chamar a atenção da sociedade para o número de acidentes no trânsito, esses acidentes têm um alto custo para os cofres públicos, além de deixar um grande números de mortos e feridos, trazendo grandes traumas físicos e psicológico nos envolvidos”, salientou o prefeito.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é contribuir para a diminuição desses índices. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde pública.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula a sociedade à promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.