17.06.2015 | Laguna realiza atividades da semana do Meio Ambiente

O município de Laguna Carapã, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nos dias 15 e 16 de junho a Semana do Meio Ambiente. As atividades foram realizadas no Ginásio Municipal de Esportes Agenor Nava e na Escola Delfino Vieira no Bocajá. Na ocasião também foi lançado o Programa Laguna Consciente para a Coleta Seletiva de Lixo.

As atividades foram voltadas principalmente aos alunos, com a apresentação dos trabalhos da equipe de Educação Ambiental do 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, através do Projeto Florestinha com palestras sobre reciclagem, teatro de fantoches e museu com animais empalhados.

Participaram das atividades os alunos do CEI Dolvanino Triches, da Escola Municipal Professora Judith dos Reis Espindola, Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos e Escola Delfino Vieira do Bocajá. Ao final das atividades cada aluno recebeu uma semente de uma árvore nativa, o Guapuruvu. Os alunos irão plantar as sementes e acompanhar seu crescimento, até que as mudas estejam no tamanho para replantá-las e então a Secretaria de Meio Ambiente fará o plantio das mudas junto com os alunos, com o objetivo de conscientizar as crianças e jovens sobre a importância do reflorestamento e preservação das espécies nativas.

O prefeito Itamar Bilibio avalia como positivo o resultado das atividades na programação da Semana de Meio Ambiente, “nossa administração tem buscado diversas formas de preservação do meio ambiente, a conscientização de crianças e adolescentes sobre o tema é uma forma que dá resultado, pois eles divulgam em casa o que aprendem e desperta neles a consciência ambiental”. O prefeito também destacou o lançamento do Programa de Coleta Seletiva de Lixo ‘Laguna Consciente’, “Esse programa será um marco no município, é preciso conscientizar a população para fazer a separação do lixo em casa, o importante é entender que todos precisam fazer sua parte para que todos possam ganhar em qualidade de vida”, destacou o prefeito.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. O governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.