17.06.2015 | Laguna lança Programa de Coleta Seletiva de Lixo

Alinhado com as Políticas Públicas Nacionais de Gestão de Resíduos Sólidos, o prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, lançou nesta segunda-feira (15) o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Laguna Consciente. O lançamento ocorreu durante as atividades de comemoração da Semana do Meio Ambiente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos antecipa a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como objetivo aumentar a reciclagem e a reutilização daqueles materiais que tem valor econômico e pode ser reaproveitado e aquilo que não pode ser reciclado deve ser descartados adequadamente. Ela ainda estabelece que a responsabilidade do descarte correto do lixo é de responsabilidade de toda a comunidade.

“Diante desse cenário, Laguna lança o seu programa de coleta seletiva com o objetivo de sensibilizar toda a população para fazer o descarte correto do lixo”, explicou o prefeito durante seu discurso de lançamento.

Itamar afirmou ainda que a Coleta Seletiva além de preservar o meio ambiente vai gerar economia ao município, “com a coleta seletiva iremos diminuir o volume de lixo que descartamos e enviamos ao aterro sanitário, iremos gerar economia e ainda estaremos contribuindo para a preservação do meio ambiente”, esclareceu o prefeito.

“Entre as vantagens da coleta seletiva estão a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, a economia de energia, a diminuição dos gastos com limpeza urbana, a diminuição da proliferação de doenças e da contaminação dos alimentos, assim como a melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida da população”, finalizou Itamar.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de diminuir a matéria prima retirada do meio ambiente, também diminui a poluição de solos e rios. Dessa maneira possibilita maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo causando grandes problemas ambientais.

O Programa se dará da seguinte forma:

Segundas, quartas e sextas-feiras, o caminhão de coleta passará recolhendo somente o lixo doméstico não reciclável.

Terças e quintas-feiras: O caminhão de coleta passará recolhendo somente os reciclados, nesse dia cada casa que fizer a separação terá direito a um cupom que desse ser preenchido e entregue na Secretaria Municipal de meio Ambiente com sede a Rua Policarpo Martins do Santos, 671, centro.

Sorteio: O sorteio se dará periodicamente, quanto mais você separar e reciclar, mais chances terá de ganhar.