18.06.2015 | Laguna prepara Conferência Municipal de Assistência Social

O município de Laguna Carapã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social, está se preparando para a realização da VII Conferência Municipal de Assistência Social que vai acontecer no dia 23 de junho no Centro Social de Múltiplo Uso Olinto Cassol.

Aberta à toda a comunidade, principalmente aos usuários do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), o objetivo é propor a interlocução entre a população, autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Assistência Social na política Municipal, Estadual e Nacional.

A conferência deste ano terá como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, o lema da Conferência é “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2016, o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Samuel Benevides, a conferência é uma oportunidade para pensar e debater a Assistência Social no município. “A conferência vai possibilitar a discussão local e a reunião das informações sobre a Assistência Social e seus níveis, remetendo os resultados à Conferência Estadual e após os pontos discutidos podendo chegar a Conferência Nacional, adotando estruturas normativas quanto à Assistência Social”, relatou o presidente.

Os técnicos da Secretaria de Assistência Social e os conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social estão mobilizados para trabalhar os eixos temáticos da Conferência. Os técnicos vão fazer a exposição do tema, preparar o material que servirá de base para os grupos de discussão e gerenciar a produção das propostas.

Vera Bilibio, secretária de Assistência Social, destaca que esse é um momento de mobilização em especial para os usuários do SUAS, que completa 10 anos, “esperamos uma ampla participação de todos os envolvidos nesse processo, principalmente dos nossos usuários, por ser um evento especial, onde o SUAS completa 10 anos de apoio e proteção à população, garantindo direitos, enfrentando a pobreza e protegendo as pessoas mais vulneráveis”, destacou a secretária.

O Prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, destaca que é de extrema importância a participação da comunidade. “A conferência possibilita a participação da sociedade civil na construção das políticas públicas socioassistenciais, por isso convidamos a todos os cidadãos lagunenses para participar desse evento de extrema importância para o nosso município”, salientou o prefeito.

A abertura da VII Conferência Municipal de Assistência Social de Laguna Carapã acontecerá às 7:30 horas no dia 23 de junho.