25.06.2015 | Laguna Carapã realiza a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Por Simone Burin

O município de Laguna Carapã, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou no dia 23 de junho, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema foi: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O evento aconteceu no Centro Social de Múltiplo Uso Olinto Cassol e contou com a participação de um grande público, entre servidores públicos e usuários dos Programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.

O evento teve a palestra da Psicóloga Maria Aparecida Melo. Cida Melo, como é conhecida, exerce a função de Diretora de Gestão da Política de Assistência Social na Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania da Prefeitura de Campo Grande, exerceu a função de Superintendente da Política de Assistência Social na SETAS do Governo do Estado de MS no período de 2008 a 2014, exerceu a função de Secretária Municipal de Assistência Social no município de Ivinhema no período de 2006 a 2007 e no município de Rio Brilhante no período de 2000 a 2002.

Ainda na conferência os participantes discutiram os eixos-temáticos e levantaram as propostas para serem enviadas à Conferência Estadual da Assistência Social. Ao final da Conferência foram eleitos os delegados que representarão o município e apresentarão as propostas de Laguna Carapã em Campo Grande na Conferência Estadual de Assistência Social.

A Secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Bilibio, falou aos presentes sobre os programas desenvolvidos hoje pela Secretaria de Assistência Social como: o CREAS, o CRAS, que embora seja urbano, atualmente atende além da sede do município, o Bocajá e Aldeias Guaimbé e Jacaré, programa bolsa família, Cursos do Pronatec, Projeto Cegonha; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Projeto Conviver, etc. Vera também destacou os dez anos do SUAS, comemorado em setembro deste ano, “essa conferência é especial, pois o SUAS completa 10 anos de apoio e proteção à população, garantindo direitos, enfrentando a pobreza e protegendo as pessoas mais vulneráveis”, destacou a secretária.

O prefeito Itamar Bilibio destacou o trabalho da Secretaria de Assistência Social de Laguna Carapã, afirmando que o município está a frente de muitos municípios do mesmo porte de Laguna com o atendimento prestado pela equipe da pasta, “não queremos somente prestar atendimento para os cidadãos, queremos gerar condições para que as pessoas possa gerir sozinhas o próprio sustento, não sendo dependentes e sim donas de suas próprias vidas, com dignidade e cidadania”, salientou o prefeito.