06.07.2015 | Laguna Carapã proporciona melhoramento genético a produtores de leite

O município de Laguna Carapã, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Turismo, está proporcionando o aumento da produtividade leiteira no município através de ações e programas que objetivam fazer com que os produtores deleite do município produzam mais e melhor, e o melhoramento genético é uma dessas ações.
O prefeito Itamar Bilibio esteve reunido com alguns produtores de Leite da Associação de Produtores de Leite de Laguna Carapã para fazer a entrega de material genético adquirido pela prefeitura para melhoramento genético dos rebanhos.
Segundo a Secretária de Agricultura e Pecuária, Neyde Ramires Veron, diversos programas estão sendo desenvolvidos através do Leite Forte, beneficiando o pequeno produtor de leite, “trabalhamos com o pequeno produtor junto com o Programa Leite Forte, com recuperação de Pastagens, Correção de Solo, silagem, etc,” explicou a secretária, que salientou que os produtores de leite de maior porte, tem outras necessidades, “os produtores maiores já tem essa estrutura que oferecemos aos pequenos produtores, dessa forma encontramos no melhoramento genético uma maneira de auxiliá-los no aumento da produção leiteira”, finalizou Neyde.
O município adquiriu o material genético que foi repassado a cada produtor, nessa etapa foram atendidos quatro produtores, que escolheram o sêmen de acordo com a raça que cada um trabalha em sua propriedade.
Para o prefeito Itamar Bilibio, esta ação é uma maneira de reconhecer os grandes produtores de leite e auxiliá-los para que eles cresçam mais, “essa ação busca atender os produtores de leite do município, através da inseminação artificial nas matrizes bovinas, promovendo assim o aprimoramento das raças, dentro do contexto de cada imóvel e manejo aplicado no rebanho bovino, tendo sempre o foco voltado para o aumento da produtividade e renda do produtor rural”, explicou o prefeito.
Itamar acrescentou ainda que o objetivo é beneficiar aqueles que vivem no campo e que tenham a atividade do leite como uma de suas fontes de renda “o município de Laguna Carapã possui uma expressiva produção leiteira, e é de interesse da Prefeitura incentivar no que for possível para que programas como esse sejam implementados e tenham êxito, proporcionando aos envolvidos maior qualidade naquilo que produzem”, concluiu Itamar.
Assecom MLC