03.08.2015 | Laguna Carapã promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

Por Simone Burin

O Centro Social de Múltiplo Uso Olinto Cassol foi palco, na última sexta-feira (31), da 6ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde, cujo tema foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A abertura contou com a apresentação de saxofone do músico “prata da casa” Lucas Dias.

Durante a conferência, os usuários do SUS, trabalhadores de saúde, prestadores de serviço e gestores discutiram as propostas da saúde do município que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, foram eleitos também os delegados que representarão Laguna na etapa Estadual.

Estiveram presentes, além da anfitriã da Conferência, Secretária de Saúde Deide Tamanho, o prefeito Itamar Bilibio, vice-prefeito Valdemar dos Santos, secretários municipais, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alessandro Almeida, o vereador Doreli Portela, a Conselheira Estadual de Saúde Sebastiana Oliveira da Silva e ainda as palestrantes convidadas, Carlota Wendisch que falou sobre Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Leonila Missio que falou sobre Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde.

A secretária de Saúde, Deide Tamanho, agradeceu aos envolvidos na organização do evento e afirmou que embora a saúde pública do país venha passando por dificuldades, o município tem se empenhado ao máximo para que o setor funcione bem. “Podemos não ter uma grande quantitativo, mas graças ao esforço e a competência de toda a equipe da secretaria, temos uma saúde de qualidade. Ao longo dessa gestão, conseguimos recursos para construção, reformas e compra de equipamentos para as unidades do município”, destacou. A Secretária explanou rapidamente sobre o diagnóstico da Saúde no Município, desde o início da gestão do Prefeito Itamar até o momento, “Hoje temos um hospital digno para atender a comunidade; reformamos as Unidades de Saúde da área central; equipamos a Unidade de Saúde do Caarapã; adquirimos três ambulâncias para atender a demanda, especialmente do transporte de pacientes, sendo o mais importante uma Semi-UTI móvel, adquirimos também uma Van para transporte de pacientes para exames em outros municípios”, relatou Deide.

Para o prefeito Itamar Bilibio, a conferência oferece aos moradores a possibilidade de avaliar a situação da saúde e traçar propostas de melhoria para o setor, “é fundamental que a população participe desse momento, que além de ser uma exigência do Governo Federal, é um espaço para ouvir quem utiliza o serviço no município, a conferência é uma importante ferramenta que visa melhorar a qualidade do serviço prestado em nossa cidade”, salientou o prefeito, que explicou ainda que o município está trabalhando para manter a qualidade na saúde, mesmo diante da crise que atinge todo o país, “Trabalhamos muito para manter a qualidade na saúde pública de nosso município, muitas vezes somos criticados, mas as pessoas não sabem a realidade, a saúde é imprevisível, não podemos prever quando o cidadão vai ficar doente, mas temos que ter a estrutura para atende-lo quando isso acontecer, estamos investindo na saúde de nosso município acima do que a lei exige, apesar da crise que atinge nosso país e a queda nos repasses do Governo Federal”, destacou Itamar.