08.09.2015 | Carreta do Hospital do Câncer de Barretos atende em Laguna Carapã

Uma unidade móvel de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos estará no município de Laguna Carapã nos dias 08 e 09 de setembro prestando atendimento de exames preventivos de mamografia e Papanicolau.

De acordo com a Secretária de Saúde Deide Tamanho a vinda da carreta do Hospital do Câncer de Barretos é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hospital do Câncer de Barretos por intermédio do coordenador municipal Carlos Triches. A Secretária salientou o trabalho da equipe de saúde em agendar os pacientes, “a unidade de prevenção trabalha com o atendimento por agendamento, para isso nossa equipe estava mobilizada na área urbana e rural a fim de garantir o atendimento a toda a população interessada”, destacou.

De acordo com o coordenador municipal do Hospital de Câncer de Barretos em Laguna Carapã, Carlos Triches, a unidade de prevenção que estará em Laguna Carapã fica na cidade de Nova Andradina e atende 22 municípios da região leste e sul do Estado do MS, “a vinda da unidade de prevenção acontece através da solicitação do coordenador municipal, a partir daí é feito o roteiro, pois a carreta percorre vários municípios, oferecendo esses dois exames de prevenção”, explicou Carlos.

A carreta é totalmente equipada com infraestrutura para a realização gratuita de exames de prevenção e diagnóstico de câncer. O veículo conta com duas enfermeiras, dois técnicos em radiologia, um técnico administrativo e um motorista. Segundo informações da Secretaria de Saúde estão agendados 165 atendimentos, sendo 75 exames de mamografia e 90 exames de Papanicolau (preventivo).

O prefeito Itamar Bilibio destacou o apoio do Governo Municipal para a iniciativa e frisou ações da Prefeitura com foco no setor. “temos desenvolvido várias ações na área da saúde, com muitos investimentos e aquisições, estamos aplicando recurso acima do exigido por lei, para garantir uma saúde de qualidade aos nossos cidadãos”. O prefeito salientou também a importância das parcerias para os atendimentos, “nosso município é pequeno e nosso hospital não tem essa estrutura especializada para realizar esse tipo de atendimento, por isso essas parcerias são importantes para garantirmos o que há de mais avançado na medicina sem que nossos pacientes precisem sair do município, já fizemos parceria com o Hospital Alfredo Abraão de Campo Grande e agora com o Hospital de Barretos que é referência, vamos continuar e ampliar essas parcerias, para que nossa população tenha o atendimento que merece”, finalizou Itamar.

A Unidade de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos estará realizando os atendimentos agendados pela Secretaria Municipal de Saúde nos dias 08 e 09 de setembro em frente ao Centro de Múltiplo Uso Olinto Cassol (idosos).