30.09.2015 | Eleição para conselheiros tutelares acontece no dia 4 de outubro

Por Simone Burin

Em Laguna Carapã são dez candidatos pleiteando as cinco vagas disponíveis. A votação acontece no Centro Social de Múltiplo Uso Olinto Cassol (Idosos) das 8:00 horas às 17:00 horas. Para votar é necessário apresentar título eleitoral e documento de identificação com foto.

Pela primeira vez, os municípios brasileiros vão eleger os conselheiros tutelares em data unificada.

No dia 4 de outubro próximo, será realizado o processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares. Pela primeira vez, a escolha terá data unificada em todos os municípios brasileiros. As eleições ocorrerão a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro.

Em Mato Grosso do Sul. são mais de 900 candidatos pleiteando as 405 vagas disponíveis. Antes de serem habilitados a participarem do pleito de 4 de outubro, os candidatos passaram por etapas avaliativas: exame de conhecimento, domínio de informática. Todas as fases foram eliminatórias, mantendo somente os candidatos que se mostraram aptos a desempenharem a função de conselheiro.

Esse é o maior processo de escolha de agentes público, depois da escolha de vereadores, e deve mobilizar no mínimo 90 mil eleitores em todo o Estado.

O que são os Conselhos Tutelares

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ficando estabelecida a exigência de que em cada município terá no mínimo um Conselho Tutelar, como órgão integrante da administração pública local, composto de cinco membros escolhidos pela população local.

Quem escolhe os Conselheiros Tutelares

São habilitados a votar no processo de escolha dos Conselheiros Tutelares qualquer eleitor do município que esteja em dia com as obrigações eleitorais. Para tanto, a Comissão Municipal responsável pelo processo de escolha providenciou junto ao Tribunal Regional Eleitoral, os cadernos com listagem dos eleitores das sessões distribuídas no município, bem como as urnas físicas.

Laguna Carapã contará com duas sessões, localizadas na sede do município, no Centro social de Múltiplo Uso Olinto Cassol (idosos), em cada uma das sessões, haverá um presidente de mesa, mesário e secretário para atender e orientar os eleitores na manifestação de suas escolhas, que devem ser consignadas em uma cédula nos moldes daquelas utilizadas no passado, em processos de eleições parlamentares e dos poderes executivos.

A votação utilizará cédulas de papel com a foto dos candidatos, onde os eleitores assinalarão com X o candidato de sua preferência. Para votar é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o título de eleitor.

Haverá ônibus saindo das localidades do Bocajá, Bom Fim e das Aldeias Guaimbé e Rancho Jacaré saindo às 8:00 horas, e na localidade do Caarapã saindo às 14:00 horas a fim de trazer os eleitores até o local de votação.