05.10.2015 | Laguna Carapã escolhe Conselheiros Tutelares

Aconteceu neste domingo (04) o primeiro Processo de Escolha unificado para os Conselhos Tutelares do país. Em Laguna Carapã, o pleito aconteceu em clima de tranquilidade e contou com uma grande participação dos eleitores. Dez candidatos disputavam as cinco vagas disponíveis, a votação aconteceu no Centro Social de Múltiplo Uso Olinto Cassol, que abrigou duas urnas, que receberam um total de 929 votos, todos válidos, sem a ocorrência de votos brancos ou nulos. Todo o Processo foi conduzido pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Laguna Carapã (CMDCA).

 

Os cinco conselheiros titulares eleitos são Daniel Benevides de Araújo (137 votos), Olenilda Vieira Lima (134 votos), Edson Vega Ximenes (128 votos), Maria Angélica Cardinal (123 votos) e Regis Leonardo Arteman Russi (122 votos). Os conselheiros tutelares eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016 para um mandato de 04 (quatro) anos.

 

Os demais candidatos serão considerados suplentes, e obtiveram a seguinte votação: Elizângela Ricarde Artheman (73 votos), Maria Aparecida Adão (61 votos), Carlos Roberto Bindevald Junior (59 votos), Solange Ramires Veron (58 votos) e Magali de Fátima Espindola (34 votos). Estes somente serão nomeados para possível convocação se houver necessidade de substituição dos titulares.

 

Segundo a presidente do CMDCA, Alisie Pockel Marques, o Processo de Escolha teve início no dia primeiro de julho com a publicação do Edital que norteou todo o processo, depois foram realizadas as inscrições dos candidatos, avaliação escrita e de conhecimentos informáticos e a campanha dos candidatos, concluindo com a votação, “todo o processo aconteceu dentro do que previa a Lei, foram respeitados todos os prazos e trâmites legais, por causa disso o processo de escolha de Laguna Carapã é considerado como modelo dentro do Estado, tanto pela Escola de Conselhos quanto pela Promotoria da Infância e da Juventude”, salientou Alisie.

 

 

A presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha, Simone Burin, destacou o trabalho dos membros do CMDCA e de todos os envolvidos, “queremos agradecer o empenho das pessoas que trabalharam para que esse processo de escolha acontecesse, sobretudo aos membros do CMDCA, aos mesários e escrutinadores, que não mediram esforços para que tudo acontecesse dentro da mais perfeita ordem”, destacou Simone, que agradeceu ainda o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social.