05.11.2015 | Laguna encerra Campanha Outubro Rosa com caminhada

A Prefeitura Municipal de Laguna Carapã, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou na última quinta-feira (29), a Campanha Outubro Rosa, com uma animada caminhada pelas ruas do município. Portando sombrinhas da cor da campanha, as mulheres percorreram as principais ruas de Laguna Carapã, com muito entusiasmo e falando mensagens de incentivo ao cuidado com a saúde das mulheres.

Durante todo o mês de Outubro as mulheres tiveram à sua disposição atendimentos e atividades educativas nas unidades de saúde do Município, como também nas localidades do Bocajá, Caarapã, Campanários e etc. Segundo a Secretária de Saúde, Deide Tamanho, durante as ações de conscientização foram realizados 191 atendimento, sendo 111 exames preventivos (Papanicolau) e 80 exames de mamografia, desses atendimentos foram feitos 17 encaminhamentos para Campo Grande.

A Secretária de Saúde agradeceu o apoio do Prefeito Itamar Bilibio, da equipe da Secretaria de Saúde e de toda a Prefeitura de Laguna Carapã, e a todas as mulheres lagunenses que participaram das atividades do Outubro Rosa. Deide falou ainda sobre a importância da campanha.  “Outubro é um mês de sensibilização, de voltarmos nossos olhos para o cuidado com a mulher, o que não quer dizer que durante todos os outros meses do ano a gente não precise se cuidar. A gente precisa se cuidar, precisa prevenir o câncer de colo de útero, precisa prevenir o câncer de mama, e precisa cuidar da nossa saúde como um todo”, ressaltou.

Deide anunciou ainda, que as prioridades da Secretaria de Saúde agora serão voltadas ao Novembro Azul. “Nós reservamos o mês de outubro para fazer eventos que sensibilizassem a mulher sobre a importância do autocuidado, e agora que nós estamos encerrando o Outubro Rosa, nós queremos abraçar de coração o Novembro Azul, porque os homens também precisam se cuidar”, enfatizou a secretária.

O prefeito Itamar Bilibio marocu presença no encerramento do Outubro Rosa e falou às mulheres presentes, “Quero parabenizar a toda a Secretaria de Saúde pelas atividades realizadas durante o Outubro Rosa, campanha tão importante para as mulheres. Parabéns também às mulheres que participaram do Outubro Rosa cuidando de sua saúde, a prevenção sempre é o melhor remédio, por isso que estamos sempre realizando atividades para incentivar a prevenção de doenças, seja na prevenção do câncer de mama, do colo de útero, diabetes, pressão alta ou dengue”, salientou o prefeito, que aproveitou a oportunidade para convidar os homens para o Novembro Azul, “quero convidar os homens, para que tomem o exemplo das mulheres lagunenses e cuidem de sua saúde nesse mês de novembro que é voltado para isso”, finalizou o prefeito.