12.11.2015 | Contrato de cooperação entre a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS)

O prefeito de Laguna Carapã Itamar Bilibio assinou na manhã dessa terça-feira (10) um contrato de cooperação entre a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), a Prefeitura Municipal de Laguna Carapã e o produtor rural Edemar de Souza. A parceria objetiva a integração de esforços para a execução de trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologias em sistema de produção de peixes no município, através de piscicultura em tanque escavado, que servirá de base para experimentações e capacitações de técnicos e de piscicultores da região.

Segundo o Chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, a assinatura deste contrato de cooperação formaliza a parceria entre a Embrapa e o município de Laguna Carapã "Estamos no início de uma parceria com trabalhos técnicos e de transferência de tecnologia no município de Laguna Carapã. Esperamos que o envolvimento dos produtores rurais e da sociedade local, com apoio da Prefeitura, proporcione um resultado positivo para o desenvolvimento regional, que poderá ser referência para outros municípios”, explicou Asmus.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Turismo, Neyde Ramires Veron, explicou que a piscicultura é uma alternativa de diversificação para os agricultores de Laguna Carapã, “nós vimos a necessidade dos produtores, pois eles mesmos realizam as pesquisas em suas próprias produções, temos em Laguna produtores com alto nível tecnológico e com a implantação do Programa Campo Forte demos início as conversas que levaram a assinatura deste contrato de cooperação”, ressaltou a secretária.

O prefeito Itamar Bilibio afirmou que o produtor rural tem destaque especial em sua administração, “o ponto forte da economia do nosso município é a agricultura, por isso temos desenvolvidos projetos para fomentar a produção rural seja na agricultura, pecuária, produção leiteira, agricultura familiar e na piscicultura, queremos que o produtor rural diversifique para que não seja necessário ele sair do campo com sua família”, explicou o prefeito que destacou ainda a parceria entre o município de Laguna Carapã e a Embrapa, “ter um parceiro como a Embrapa é muito importante, pois referencia o trabalho que estamos realizando, além de oferecer novas tecnologias para nossos produtores investirem e produzirem mais e melhor, fazendo de Laguna modelo para outros municípios”, salientou Itamar.

Participaram da assinatura do contrato de Cooperação, o prefeito Itamar Bilibio, o Chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourade Asmus, a Secretária de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Turismo, Neyde Ramires Veron, Chefe adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento da Embrapa, Harley Nonato de Oliveira, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Auro Akio Otsubo, a pesquisadora Tarcila Souza de Castro Silva, o pesquisador Ricardo Borchesi e o Produtor Rural Edemar de Souza.