23.05.2016 | Nota de esclarecimento sobre a H1N1

O Prefeito de Laguna Carapã Itamar Bilibio, através das Secretarias de Saúde e Educação, vem a público comunicar à população que estamos todos atentos a situação da gripe H1N1 que está deixando todo o país em alerta.

Até o momento só existe a confirmação de um caso de gripe H1N1, de um adulto, que já foi devidamente tratado inclusive com alta médica.

Sobre o boato do caso de um aluno do CEI Dolvanino Triches que estaria com a gripe H1N1, a criança ainda não foi diagnosticada através de exames, estamos aguardando o resultado para confirmação positiva ou negativa, porém como a criança está na faixa prioritária e apresenta alguns, sintomas o protocolo do Ministério da Saúde é fazer o tratamento de H1N1.

Dessa forma queremos tranquilizar a população de que todas as medidas estão sendo tomadas pela administração pública e que não há motivo para pânico tão pouco para o fechamento das escolas ou algo nesse sentido.

Pedimos a colaboração e conscientização da população para as medidas preventivas que podem e devem ser tomadas por todos, como:

·         Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;

·         Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;

·         Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;

·         Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;

·         Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno;

·         Mantenha os ambientes arejados.

Essas medidas são fáceis e devem ser tomadas por todos, pois representam uma forma simples de prevenção, que pode fazer a diferença.

Em qualquer dúvida, ou ao apresentarem algum sintoma procure os serviços de saúde do município para receber o atendimento o mais rápido possível.

Prefeito Itamar Bilibio

Atenção pais, responsáveis e demais interessados:

Convidamos a todos para participar de uma reunião amanhã, dia 24 de maio às 10:45 horas no CEI Dolvanino Triches, com a participação da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para esclarecer dúvidas e esclarecer aos pais sobre a Gripe H1N1.

A Presença de todos é muito importante!!