08.11.2016 | Laguna encerra Campanha Outubro Rosa

Por Simone Burin

A Prefeitura Municipal de Laguna Carapã, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou na última sexta-feira (04), a Campanha Outubro Rosa. A Campanha, que teve diversos atendimentos durante todo o mês de outubro, contou com um público de cerca de 60 pessoas que acompanharam as atividades de encerramento na Unidade Básica de Saúde Ilvo Dalbosco.

Os presentes acompanharam palestras, orientações médicas e depoimentos de pessoas que enfrentaram o câncer de mama, demonstração de pilates e exercícios de alongamento. Também teve sorteio de brindes e ao final foi oferecido um delicioso coquetel de frutas com água aromatizada.

Durante todo o mês de Outubro as mulheres tiveram à sua disposição atendimentos e atividades educativas nas unidades de saúde do Município, como também nas localidades do Bocajá, Caarapã, Campanários e etc. Segundo a Secretária de Saúde, Ronitania Portela, durante as ações de conscientização o número de atendimentos aumentou significativamente de oito coletas de preventivos durante a semana para cerca de 40. “Esses números mostram que a conscientização é fundamental para que as pessoas entendam a importância da realização dos exames preventivos, porém esses exames não devem ser feitos somente no mês de outubro e sim durante todo o ano devemos estar nos cuidando”, salientou a Secretária.

Outra atividade muito interessante realizada este ano, foi a confecção de lenços rosas. Os lenços serão doados ao Hospital de Câncer de Barretos para uso das pacientes em tratamento, haja vista que um dos efeitos do tratamento da doença é a queda do cabelo, e o lenço é um acessório utilizado pelas mulheres em tratamento.

Para o prefeito Itamar Bilibio, esse tipo de evento é de grande importância, pois serve de alerta e de incentivo para as pessoas cuidarem de sua saúde, “com a correria do dia-a-dia, muitas vezes nos esquecemos do principal que é cuidar de nossa saúde, esses eventos de conscientização promovidos pela secretaria de saúde servem de incentivo para as pessoas fazerem os exames de prevenção, tanto para as mulheres no outubro Rosa, quanto para os homens no Novembro Azul”, ressaltou o prefeito.

Segundo a Secretaria de Saúde, em breve será divulgada a programação para as atividades do Novembro Azul, evento voltado para a saúde do homem, sobretudo para a prevenção do câncer de próstata.