Laguna Carapã realiza mais uma formatura do Proerd!!
Cerimônia aconteceu na nova quadra da escola municipal Profª Judith dos Reis Espindola e reuniu mais de 200 alunos da rede municipal e estadual de Laguna Carapã, além de pais, professores e toda a comunidade escolar.
18/12/2018 11:07

O Município de Laguna Carapã realizou ontem mais uma formatura do Poerd.

A cerimônia, que aconteceu na nova quadra da escola municipal Profª Judith dos Reis Espindola, reuniu mais de 200 alunos da rede municipal e estadual de Laguna Carapã, além de pais, professores e toda a comunidade escolar.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) que tem atuado de forma tão positiva na vida das crianças e adolescentes de Laguna Carapã, vem sendo executado no município desde 2013, em parceria com a Polícia Militar.

De lá para cá, centenas de alunos na faixa etária de 9 a 12 anos participaram do programa de educação preventiva, que tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes tenham contato com as drogas. O intuito é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. O programa é aplicado semestralmente nas escolas da rede municipal e estadual.

As aulas do Proerd são aplicadas uma vez por semana nas escolas, com a presença do professor. São discutidas formas de dizer não às drogas e à violência, de controlar a tensão e compreender que todas as escolhas geram consequências. Com o conteúdo aplicado nas aulas, o aluno é capaz de reconhecer os efeitos causados pelas drogas, tanto na saúde como também na sociedade e na família.

Os policiais abordam temas como drogas e violência de forma acessível à criança, com exercícios em grupo, brincadeiras e dinâmicas. Cada lição trata de um assunto diferente, como os tipos de drogas, as bases da amizade, como dizer ‘não' às drogas e pressão do grupo, entre outros. As atividades são acompanhadas por uma equipe da Secretaria de Educação e professores.