+ Aumentar fonte
- Reduzir fonte
Contraste
Webmail
Fale conosco
EJA: MATRÍCULAS PRORROGADAS ATÉ O DIA 18
Uma oportunidade de transformação para a vida de lagunenses que não puderam estudar
07/11/2024 14:45

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que desempenha um papel fundamental na inclusão educacional no Brasil,  permitindo a jovens, adultos e idosos, retomarem e concluírem os estudos, uma vez que não puderam estudar no tempo adequado. A EJA é verdadeiramente uma segunda chance para aqueles que, por diversos motivos, ficaram à margem do sistema educacional, em um cenário marcado por desigualdades sociais. É uma ferramenta de transformação de realidade, que permite às pessoas, condições de se inserirem de forma mais qualificada no mercado de trabalho.

A EJA é destinada a quem:

- Não teve acesso à educação formal na idade apropriada;

- Abandonou a escola;

- Não concluiu o Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano);

- Busca maior escolaridade para o mercado de trabalho;

- É idoso e deseja se alfabetizar;

- É migrante estrangeiro e deseja melhorar o aprendizado da Língua Portuguesa;


Laguna Carapã atualmente possui uma taxa de analfabetismo de 18,9% entre pessoas com 15 anos ou mais, segundo o IBGE. Em números, esta porcentagem representa 681 pessoas não alfabetizadas em nosso município. Para combater este índice, Laguna Carapã foi selecionada pelo MEC para ofertar o EJA à todos aqueles que desejam iniciar ou concluir a escolaridade. Para se matricular basta ir até a secretaria da escola Álvaro Martins dos Santos, o prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 18 de novembro.

A EJA tem duração de 1 ano, as aulas acontecem em 3 dias da semana e duram 3 horas no período noturno, visto que a maioria dos alunos dispõem do trabalho e outras atividades durante o dia. Veja abaixo os documentos necessários para realizar a matrícula:

- CPF;

- RG;

- Comprovante de endereço;

- Certidão de nascimento ou casamento;

As aulas terão início no dia 19 de novembro. Você que tem idade acima de 15 anos e que não completou os anos iniciais do Ensino Fundamental, procre a secretaria da escola Álvaro Martins dos Santos.

 Ajude a divulgar esta matéria para juntos combatermos a taxa de analfabetismo em nossa cidade.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação / Laisa Freire