+ Aumentar fonte
- Reduzir fonte
Contraste
Webmail
Fale conosco
Seguindo determinação da "LEI LUCAS" servidores da educação recebem capacitação em primeiros socorros nesta quarta-feira
Lei foi criada após um episódio trágico em Campinas em 2017
Foto: Simone Burin
06/11/2024 08:52

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, alguns servidores da pasta da educação (motoristas, monitoras de ônibus, professores e auxiliares de sala), estão recebendo uma capacitação em primeiros socorros, ministrado pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Ponta Porã.

A ação é realizada em cumprimento à Lei Federal 13.722/2018 - LEI LUCAS, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Com o intuito de garantir a preparação dos profissionais da educação para agir em situações de emergência, especialmente quando for necessário prestar primeiros socorros, a lei estabelece que estes cursos sejam oferecidos anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados.

A LEI LUCAS recebeu esse nome em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança que faleceu após se engasgar com um pedaço de salsicha de cachorro-quente durante um passeio escolar em Campinas, no ano de 2017.

O Secretário de Educação, Sidnei Fernandes, considerou extremamente necessária a participação dos motoristas e monitoras de ônibus escolares, além dos professores e auxiliares de sala de aula. O curso está sendo ofertado durante o período matutino para os profissionais do transporte escolar e durante o período vespertino para os professores e auxiliares da escola Judith dos Reis Espíndola e do CEi Dolvanino Triches.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação / Laisa Freire