+ Aumentar fonte
- Reduzir fonte
Contraste
Webmail
Fale conosco
ALUNOS DA RESERVA INDÍGENA GUAMBÉ PERY PRODUZEM LIVRO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS
com o apoio do programa "União faz a vida" do Sicredi e suporte do diretor Onerimo, coordenadora Geraldina e professora Melissa
Livro Projeto POHÃ
Foto: Assessoria de Comunicação / Laisa Freire
25/03/2024 08:27

Um projeto desenvolvido com o suporte da professora Melissa Gabriela Eleoterios, Coordenadora Pedagógica Geraldina Pinheiro e do Diretor Onerimo Godoi, pelos estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Mbo’Eroy Jaguaka Potu – Cocar de Flores, localizada na Aldeia Guaimbé, deu vida ao livro de plantas medicinais “Projeto POHÔ que tem como objetivo a valorização da cultura e tradições Guarani/Kaiowá.

O título do projeto “POHÔ, deixa expresso o objetivo do livro que traz informações sobre as propriedades curativas das plantas, visto que a palavra “pohã” vem do guarani e significa “remédio”.

 

Realizado com o apoio do programa “União Faz a Vida” da Cooperativa Sicredi Centro Sul MS/BA, o livro conduz a uma jornada pelo amplo conhecimento da tradição indígena sobre as propriedades medicinais das plantas presentes na região, refletindo o respeito à biodiversidade, a valorização e preservação da herança cultural e à sabedoria do povo indígena.

 

Os autores mergulharam em uma experiência de partilha de experiências, informações e histórias, demonstrando o profundo respeito pela sabedoria de seus ancestrais e pela natureza. Isto traz ao projeto o mérito de uma educação integrada à cultura e ao ambiente local que gera frutos significativos que fortalecem as conexões com as raízes e também com a realidade.

 

O lançamento do livro “Projeto POHÔ aconteceu no dia 18 de março na Escola Municipal Mbo’Eroy Jaguaka Potu – Cocar de Flores, com uma cerimônia que contou com a presença dos alunos autores, além de representantes da educação, assistência social e da cultura do Município de Laguna Carapã juntamente com a equipe do Sicredi.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação / Laisa Freire