+ Aumentar fonte
- Reduzir fonte
Contraste
Webmail
Fale conosco
ABRIL AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
02/4 – Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo
Foto: Assessoria de Comunicação / Laisa Freire
02/04/2024 16:39

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, que é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Comumente, aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, se manifesta nos primeiros 5 anos de vida.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado é dado por um profissional da saúde.

Sintomas:

De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:

1. Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
2. O paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
3. Domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite ter uma vida próxima do normal.

Atualmente na rede municipal de ensino, temos 15 alunos autistas que recebem suporte pedagógico de professores de apoio e auxiliares de sala. 

A campanha Abril Azul, é o primeiro passo para uma sociedade inclusiva e acolhedora para todas as pessoas.

 

Fontes:

Associação de Amigos do Autista
Ministério da Saúde
Organização das Nações Unidas

Hospital das Forças Armadas - HFA

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação / Laisa Freire