Em pouco tempo os irmãos Ossaka Lima se tornaram um dos principais expoentes do jiu-jitsu de Laguna Carapã. Formados na disciplina, com resultados em competições regionais, nacionais e internacionais, Matheus, Rafael e a pequena Rebeca conquistaram medalhas, cinturões e o reconhecimento da comunidade esportiva local e agora poderão ser beneficiados pela Lei Municipal nº 697/2025, que autoriza o Poder Executivo a instituir programa de apoio e conceder ajuda de custo a atletas e entidades esportivas que representam o município.
A história dos irmãos
Os três irmãos frequentemente identificados nas competições como “os Ossaka Lima” nasceram e foram criados em Laguna Carapã. Entre as informações enviadas para entrevistas e perfis:
• Matheus Yuji Ossaka Lima nascido em 05/06/2014. Iniciou no jiu-jitsu em fevereiro de 2023. No começo encarou como brincadeira; ao pisar no tatame descobriu uma paixão que vem se transformando em projeto de vida. Enfrentou forte desafio pessoal quando teve o apêndice estourado dias antes de um campeonato, situação que o obrigou a deixar as lutas para lutar pela vida. Treina três vezes por semana e se desloca 60 km até Dourados para treinar na academia Gênesis. Seu sonho declarado é conquistar um mundial e dedicar essa vitória ao avô Adão, seu maior fã.
Títulos (selecionados):
• Medalha de Bronze — Campeonato Estadual 2023
• Vice-Campeão — Campeonato Pantanal International 2023
• Vice-Campeão — Copa Grandes Mestres 2023
• Vice-Campeão Brasileiro 2023
• Campeão — Open Internacional 2023
• Medalhas de Bronze em competições estaduais e regionais (2024)
• Várias finais e pódios em 2025 (Open Deodápolis, Super Luta de Laguna Carapã, Copa Grandes Mestres, Brasileiro 2025, entre outros).
• Rafael Yuki Ossaka Lima, trajetória marcada por vários títulos e pela rápida acumulação de cinturões: ao longo de 2023–2025 conquistou inúmeros pódios e ao que foi informado conquistou seu 4º cinturão ao longo de 2025.
Títulos (selecionados):
• Vice-Campeão Estadual 2023
• Campeão — Open Internacional 2023
• Campeão — Campeonato Pantaneiro 2024
• Campeão — International Cup 2025
• Bicampeão Estadual 2025
• Campeão Brasileiro Centro-Oeste 2025
• Diversos títulos de Open e GP, além de conquistas em 2024 e 2025, incluindo cinturões e troféus regionais.
• Rebeca Yumi Ossaka Lima, filha mais nova da família, nascida em 08/03/2018, já coleciona resultados impressionantes para a idade: 4 medalhas de ouro e um cinturão; entre os feitos estão títulos no Open Internacional (2023) e em eventos Copa Kids e Open em 2025. Aos 7 anos, representa o início de uma nova geração da família no esporte.
O papel da Lei Municipal 697/2025
Aprovada no município, a Lei nº 697/2025 autoriza a criação de um programa de apoio e incentivo ao esporte com o objetivo de conceder ajuda de custo a atletas e entidades esportivas que representam Laguna Carapã em competições estaduais, nacionais e internacionais. Para os irmãos Ossaka Lima que já representam a cidade em circuitos do Centro-Oeste e além a legislação abre a possibilidade de apoio financeiro para deslocamentos, inscrições e logística, reduzindo a necessidade de longas viagens bancadas integralmente pela família (os irmãos fazem atualmente deslocamentos regulares de 60 km para treinos).
Impacto local e expectativas
O caso dos Ossaka Lima ilustra dois pontos importantes:
1. Potencial esportivo local: jovens atletas da cidade alcançando pódios e visibilidade regional atraem atenção para a formação esportiva em Laguna Carapã.
2. Importância do incentivo público: com a lei em vigor, gestores municipais têm instrumento legal para apoiar financeiramente atletas de destaque, ampliar acesso ao esporte e incentivar academias a instalar polos na cidade — um desejo expresso pela família, que sonha com um polo da academia Gênesis em Laguna Carapã para evitar deslocamentos.
Agenda e próximos desafios
Entre as competições citadas pela família está o Pantanal International Championship, com data informada para 22 de novembro uma das oportunidades para os irmãos competirem novamente neste ano. A família também já encaminhou biografias e históricos para entrevistas em veículos de Campo Grande e demais mídias esportivas, ampliando a visibilidade regional.
Depoimentos e valores
Nas mensagens que acompanham o perfil dos atletas fica claro o caráter familiar e a motivação pessoal: os irmãos se definem como companheiros que, apesar das diferenças naturais, “têm o amor de irmãos que fala mais alto”. Matheus destaca que o jiu-jitsu mudou hábitos e passou a ser “um estilo de vida”, e cita referências e mestres que o influenciaram (Rodrigo Maranhão, Fábio Rocha, Marcus Acamine, entre outros). O objetivo coletivo é não apenas colecionar troféus, mas também ajudar a cidade a ver o jiu-jitsu como alternativa esportiva e social para crianças e jovens. Mas existe sim um sonho, que é ganhar um mundial e oferecer para o avô Adão que o nosso maior fã, destaca os irmãos.
Conclusão
Os Ossaka Lima são um exemplo de talento e resiliência surgido em uma cidade do interior que agora conta com uma lei municipal para apoiar atletas. Com resultados já expressivos, sonhos ambiciosos (como um título mundial no futuro) e o suporte público possível pela Lei 697/2025, a trajetória desses irmãos pode servir de impulso para a expansão do esporte em Laguna Carapã seja pela instalação de polos de treinamento, programas sociais ou patrocínios que mantenham jovens no tatame e longe de riscos.
A Prefeitura Municipal de Laguna Carapã parabeniza os irmãos Ossaka Lima pelo exemplo de dedicação, disciplina e amor ao esporte. A trajetória de Matheus, Rafael e Rebeca enche de orgulho toda a nossa comunidade e mostra o quanto o talento lagunense pode ir longe quando encontra apoio e incentivo.

