O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora SFA organiza o acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências de famílias previamente selecionadas e capacitadas, garantindo atenção individualizada, construção de relações de afeto, constância de cuidados e convivência comunitária, elementos essenciais para o desenvolvimento integral saudável de crianças e adolescentes.
O encaminhamento para uma família acolhedora ocorre quando o juiz expede uma medida protetiva de acolhimento direcionando para o SFA uma criança ou adolescente em situação de abandono ou afastada do contexto familiar por ameaça ou violação de direitos, possibilitando assim que seja recebida e cuidada temporariamente na casa de uma família acolhedora.
Enquanto a família acolhedora cuida da criança ou adolescente na sua casa, os assistentes sociais e psicólogos do SFA desenvolvem um intenso trabalho com a família de origem, visando o seu fortalecimento e organização, com o propósito de preparação para uma reintegração familiar protegida, sempre que isso for possível e representar o melhor para a criança ou adolescente.
Para realizar o cadastro a família interessada precisa procurar o CREAS, localizado na Rua Lídio Vilhalba Espíndola,1001 - Centro. O horário de atendimento é das 7:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h
Confira o edital aqui.